Creta – A maior e mais azul ilha da Grécia

A maior ilha da Grécia, com águas azuis cristalinas, um sol radiante e que compartilha histórias da mitologia grega em suas quatro principais cidades: Iráklio, Chania, Retimno e Lasíti. 

Na costa norte, você encontrará os centros turísticos próximos a cidades repletas de história. Já no lado montanhoso há belos recantos e formidáveis gargantas de cores azuis brilhantes. 

 
Iráklio – Capital 

Sendo a capital desta ilha, possui um grande número de museus, igrejas e monumentos importantes, como o Museu Arqueológico, onde são encontrados alguns dos restos mais significativos de Knossos, o palácio mais importante da Grécia, construído por volta de 2000 a.C. e onde, graças ao seu estilo arquitetônico com corredores em forma de labirintos, a famosa lenda do Minotauro parece ganhar vida. 

Chania 

É considerada uma das cidades mais belas e pitorescas da ilha e, apesar de ser um centro turístico com muita atividade, ainda mantém o estilo clássico de suas ruas e edifícios em seus cinco bairros antigos. Nos seus arredores, você pode descobrir importantes tesouros monumentais em meio à história de sua antiga população. Bem próximo fica a Garganta de Samira, praias incríveis e, claro, vários bares junto ao Porto de Chania, onde você poderá relaxar com vista para o Mar Mediterrâneo. 

Retimno 

Cidade antiga que ainda mantém um caráter veneziano devido ao centro comercial desenvolvido na Idade Média, quando a população de Veneza dominava a área. Sua ampla costa de praias contribui desde o século XX para o seu desenvolvimento econômico baseado no turismo. Com Iráklio, abriga a Universidade de Creta, por isso, será comum encontrar mais estudantes do que locais vagando pelas ruas, cafés e bares em busca de diversão e música. 

Lasíti 

Cidade com grande prestígio, seja por ter visto o nascimento de Zeus ou por receber Napoleão Bonaparte em algum momento de sua vida rumo ao Egito. Também é popular por abrigar cinco mil moinhos que fazem parte das paisagens ao longo de suas margens banhadas pelas águas mais azuis do Mediterrâneo. A cidade mais popular é São Nicolau, onde você se conecta a Iráklio, Retimno e Chania. Outra cidade importante é Tzermiadon, rodeada pela mitologia grega, e onde se supõe ter nascido Zeus; mais especificamente na caverna de Trapeza, um lugar maravilhoso que pode ser visitado. 

Comentários no Facebook